Publicado em: 29/04/2021 18:25:48
1ª Roda de Conversa Residência Pedagógica, desafios e diversidade étnico-racial
1ª Roda de Conversa “Residência Pedagógica, desafios e diversidade étnico-racial”
No dia 21 de abril, às 19 horas, o Programa de Residência Pedagógica, coordenado pela Professora Dra. Adriane Pesovento, realizou a 1ª Roda de Conversa “Residência Pedagógica, desafios e diversidade étnico-racial”, envolvendo o Subprojeto de Licenciatura em Educação Básica Intercultural (Campus de Ji-Paraná) e o Subprojeto de Letras (Campus de Vilhena).
A 1ª Roda de Conversa foi iniciada pela Coordenadora Institucional que enfatizou a importância desse Programa para a Educação em Rondônia, principalmente no atual contexto pandêmico que tem distanciado professores e estudantes. Seguiu-se com um momento lúdico por meio da contação de história da cosmologia indígena e africana. As residentes indígenas Adriana Negarotê e Maria Aparecida Mamaindê agraciaram os participantes do evento com as histórias da Origem do povo Negarotê e Origem da Noite e, logo em seguida, a residente Pricila Aline de Souza e o artista Zaca Reis, por meio de uma projeção de vídeo, apresentaram o boneco Tio Eustáquio contando a lenda de Kiriku.
Após o momento cultural e literário, os residentes dos dois subprojetos compartilharam as experiências vividas nesses últimos seis meses de Residência Pedagógica. No âmbito do Subprojeto de Licenciatura em Educação Básica Intercultural, coordenado pelo Professor Dr. Quesler Fagundes Camargos e pela Profa. Dra. Edineia Aparecida Isidoro, os residentes Sandro Zoró, Luana Cinta Larga, Tambura Amondawa e Iliandro Sabanê discutiram as especificidades da Educação Escolar Indígena, que se materializaram em suas falas quando trataram do regime de alternância das escolas Zoró, dos desafios diante da ausência de materiais didáticos específicos adequados para a Educação Escolar Indígena e da importância do Projeto Político Pedagógico como instrumento para a autonomia dos povos indígenas na definição da própria organização do trabalho pedagógico das escolas indígenas.
Pelo Subprojeto de Letras, coordenado pela Professora Dra. Rosana Nunes Alencar e pelo Professor Me. Leandro Wallace Menegolo, as residentes Daniela Neres, Lilian dos Santos, Ueslaine Ferreira, Danieli Lima de Assis, Keyla Nauany Mendes, Dara Fernanda Saturi e Larissa Kailane de Almeida partilharam as experiências vividas nesses seis meses de participação no Programa. As residentes deram destaque para o trabalho realizado com as literaturas africanas, literaturas afro-brasileiras e, como desdobramento desses dois grandes temas, o racismo, o preconceito, a formação da identidade e a diversidade étnico-racial, que têm sido motivo de estudo e debate entre residentes e alunos/as da Educação Básica. Importante ressaltar que esse trabalho está sendo realizado sob a orientação das preceptoras Enilde Rocha de Oliveira, Luciana Lino Ferreira Adams e Nidiane Aparecida Larocheski, professoras da Escola Estadual de Ensino Fundamental Genival Nunes e Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Arlete Toledo.
A 1ª Roda de Conversa contou com a participação de oitenta pessoas interessadas não só em partilhar experiências vividas no Programa Residência Pedagógica, no âmbito da Universidade Federal de Rondônia, mas também em conhecer as especificidades das licenciaturas em Educação Básica Intercultural e em Letras.
Para assistirem à 1ª Roda de Conversa, acessem o link:
https://drive.google.com/file/d/16wOT8TgkBeAfBKZFJ6YZsioeE5VhUVwe/view?usp=sharing
Fonte: UNIR/VILHENA