A Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR oferece bolsas por meio de vários programas custeados com recursos próprios, que contribuem para a permanência do aluno na universidade, bem como seu desenvolvimento por meio das experiências vivenciadas ao longo do desenvolvimento desses projetos.
Conheçamos um pouco mais sobre os principais projetos que contam com a concessão de bolsas:
Programa de Bolsas de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - PIBEC: Sua finalidade é a concessão de bolsas com vistas à promoção das atividades de cultura e extensão, em articulação com o ensino e pesquisa. É um princípio básico a concessão de bolsas e auxílios a estudatantes de cursos de graduação, na perspectiva de inclusão social como meio de contribuir para a permanência dos discentes na Universidade e de possibilitar vivências e construção de aprendizagens significativas referentes ao ensino, extensão e cultura, em articulação com a pesquisa.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC: Tem como missão fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, além de despertar a vocação científica e tecnológica entre estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de ensino regular, escolas militares, escolas técnicas e escolas privadas de ensino regular, promovendo o seu contato com a experiência de pesquisa junto a grupos e laboratórios de pesuisa nas diversas áreas do conhecimento.
Programa de Residência Pedagógica: Tem por finalidade promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola.
São objetivos do Programa de Residência Pedagógica:
I - incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente;
II - promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
III - fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; e
IV - fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.