Publicado em: 04/06/2021 17:52:55
O XIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO –SED:
O XIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO –SED:
O afeto da/na educação:perspectivas contemporâneas, programado para o ano de 2020, de modo presencial, acabou por ser suspenso, à época, por causa da pandemia que ainda assola o Brasil e o mundo. Em 2020 tínhamos a esperança de sua realização em 2021 presencialmente, contudo, o cenário nacional não permitiu,e ainda não permite, realizações desse porte. Dito isso, seguiremos nesse esperançar por um mundo melhor e lançamos esta convocação para um evento inteiramente remoto, o primeiro nessa configuração de toda a história do SED.
Ao pensarmos o esperançar, suscitamos junto aos conceitos dos afetos diversos discutidos pelo patrono da educação brasileira, Paulo Freire, o qual prestamos, aqui, nossa homenagem a seu centenário de nascimento.
Neste ano XIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO organizado pelo Departamento de Ciências da Educação, do campus de Vilhena (RO), chama a atenção para nossa realidade educativa da região Norte do país que envolve questões políticas, ambientais e econômicas desafiadoras, pois representa um bioma que atravessa outros países, além de agrupar Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins como estados da federação.
Essa posição amazônica incide sobre as experiências afetivas tanto no campo educacional formal como o não formal, ao pensarmos nas realidades locais frente ao consumo da mata amazônica em prol do chamado desenvolvimento, o que implica na redução das áreas indígenas, na contaminação do solo, água e ar, para apontar alguns. No campo dos afetos, um de nossos componentes nevrálgicos, objetivamos estabelecer diálogos no campo educacional em suas diversas dimensões e capilaridades, de modo a trazer/convidar pessoas interessadas às discussões acerca do que organiza, politicamente, a educação e/ou suas práticas. Além disso, constituir uma rede de pesquisa durante o seminário e depois do mesmo, no sentido de ampliar essas malhas conectivas na/da educação. Urge (re)pensarmos nas afecções contemporâneas dentro e à volta da educação como um todo na contemporaneidade a fim de estabelecermos análises ou problematizações de nossas práticas, didáticas, condutas teóricas, projetos e demais ações calibradas segundos nossos afetos.
Com isso, o XIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO – SED: O afeto da/na educação: perspectivas contemporâneas convida a cada pessoa a discutir conosco, em tempos como estes, uma educação estruturada em linhas de fuga e resistências imanentes pelas vias dos afetos.
Fonte: UNIR/VILHENA