Publicado em: 19/08/2023 11:11:18
A pandemia de COVID-19 trouxe consigo desafios inéditos e um ambiente de incerteza que impactaram profundamente nossa comunidade acadêmica. A transição abrupta para o ensino remoto, o distanciamento social e a preocupação constante com a saúde aumentaram consideravelmente os níveis de estresse, ansiedade e isolamento entre nossos discentes e servidores. Muitos enfrentaram dificuldades para se adaptar a esse novo cenário, sofrendo consequências negativas em sua saúde mental e emocional.
Diante desse cenário, o projeto "UNIR, Acessível e Inclusiva", liderado com dedicação pela coordenadora Josimari dos Santos da Conceição, tem se destacado como um farol de apoio durante esses tempos desafiadores. O projeto, que visa realizar, entre outras atividades, atendimentos psicológicos para discentes e servidores do campus, apresentou atividades notáveis ao longo dos últimos meses, promovendo um ambiente de cuidado e desenvolvimento pessoal no Campus de Vilhena.
Um momento de destaque nos registros do projeto foi a maratona de atendimentos que ocorreu em julho e agosto. Durante dois dias intensos - quinta-feira pela manhã, tarde e noite, e sexta-feira pela manhã - a equipe do projeto se uniu para oferecer atendimentos contínuos e dedicados. O sucesso desses dias foi ilustrado pelo sorriso de satisfação da Psicóloga Dra. Raquel Fernandes Viana (CRP 24/04419), evidenciando o impacto positivo que os atendimentos proporcionaram aos participantes e à equipe que os realizou.
O projeto UNIR, Acessível e Inclusiva vem desempenhando um papel essencial em fornecer apoio emocional e psicológico através de atendimentos presenciais. A Psicóloga Dra. Raquel assumiu um papel fundamental, oferecendo atendimentos que totalizaram 32 horas, distribuídas ao longo de cinco dias. Esses atendimentos foram destinados a mais de 15 indivíduos, abrangendo tanto a comunidade interna quanto a externa da universidade. Dentro das limitações, a proposta está permitindo a criação de um espaço seguro e acolhedor, onde os participantes podem apresentar suas preocupações, compartilhar suas experiências e buscar orientação.
Para a coordenadora do projeto de Extensão, o "UNIR Acessível e Inclusiva" não apenas atende às necessidades emergentes em nosso campus, mas também tem como objetivo principal promover um ambiente mais saudável e produtivo para todos. “Ao oferecer atendimentos personalizados, orientações e acompanhamento psicológico, buscamos capacitar nossos discentes e servidores a desenvolverem habilidades emocionais e cognitivas essenciais. Isso não apenas auxiliará no enfrentamento dos desafios atuais, mas também preparará os indivíduos para enfrentar futuros obstáculos com resiliência e determinação.”
À medida que a demanda por apoio psicológico continuou a crescer, o projeto "UNIR, Acessível e Inclusiva" tomou medidas para expandir e reforçar sua equipe. A partir da segunda quinzena de agosto de 2023, as Psicólogas Dra. Vera Lúcia Alves Corcino (CRP 24/03804) e Dra. Sheila Camila dos Santos Pessoa (CRP 24/04123) juntar-se-ão ao time, ampliando ainda mais o alcance dos atendimentos. Essa expansão permitirá um atendimento mais abrangente e personalizado, garantindo que mais discentes tenham acesso ao apoio necessário para navegar pelas complexidades emocionais da vida acadêmica e pessoal.
Para o Diretor do Campus, Prof. Dr. Claudemir da Silva Paula, que tem contribuído diretamente com o projeto de Extensão, à medida que continuarmos enfrentando os desafios trazidos pela pandemia e outras pressões da vida universitária, esse projeto se mostrará mais relevante do que nunca. Para o Diretor, ele não apenas oferece apoio imediato, mas também ajuda a cultivar habilidades emocionais e cognitivas que são fundamentais para um desenvolvimento pessoal e acadêmico bem-sucedido.
“A Direção do Campus de Vilhena se orgulha de abraçar essa iniciativa que prioriza o bem-estar mental e emocional da nossa comunidade. O projeto "UNIR, Acessível e Inclusiva" reflete nosso compromisso contínuo com a excelência acadêmica e o cuidado integral de nossos discentes e servidores, pois não se trata somente de uma série de atendimentos; é uma demonstração tangível do compromisso da universidade em proporcionar um ambiente de aprendizado e crescimento completo, onde cada membro pode prosperar e atingir seu potencial máximo com segurança”.
Fonte: Campus de Vilhena